Sindicato afirma que equipes estão sendo expostas a infecções e HUT promete adquirir equipamentos.

Vídeo mostra aventais de uso coletivo expostos em ala do HUT


Profissionais de saúde denunciaram, nesta segunda-feira (13), a utilização coletiva de avental no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). De acordo com o Sindicato dos Enfermeiros Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Piauí (Senatepi) , um único Equipamento de Proteção Individual (EPI) foi compartilhado por uma equipe de atendimento a pacientes composta por médico, enfermeiro, técnico e fisioterapeuta.

“Nunca tinha visto isso na minha vida. De domingo para segunda, colocaram os aventais pendurados e falaram que todos vão ter que compartilhar o mesmo EPI, como mostra no vídeo. Por exemplo, o fisioterapeuta veste o avental, aspirar um ou mais sete pacientes usando a mesma roupa, depois o médico pega o mesmo equipamento, o que pode resultar em uma contaminação cruzada”, declarou o presidente do Senatepi, Erick Ricelly.

Procurado pelo G1, o HUT esclareceu em nota que o caso realmente aconteceu, mas que seria regularizado ainda nesta segunda-feira (13). O hospital afirmou que a lentidão do fornecimento devido a demanda por itens hospitalares no mercado foi o que causou a situação. (Leia a nota na íntegra no fim da reportagem)

Aventais de uso coletivo expostos em ala do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) — Foto: Divulgação/Sindicato

Na denúncia, o sindicato ressaltou que durante um atendimento é necessária a presença de três a quatro profissionais, sendo o avental utilizado apenas por um deles, os demais ficam expostos, com risco de contaminação.

O presidente do Senatepi, Erick Ricelly, afirmou que a situação submete as equipes a uma possível contaminação coletiva.

“Enquanto os hospitais deveriam se preocupar em não contaminar seu time, parece que o HUT força o profissional a se contaminar. Tem EPI na farmácia, só que eles estão fazendo uma economia gerando um risco imenso para todos os profissionais”, disse o presidente do sindicato.

Leia a nota do HUT na íntegra:

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) afirma que a situação ocorreu momentaneamente e que será normalizada ainda nesta segunda-feira (13). O HUT ressalta que, constantemente, está em processo de aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), mas que o fornecimento encontra-se mais lento devido à grande demanda de todo o mercado por estes itens.

Leave A Comment