Esclarecimento da Ebserh
A direção da HU informou que o pagamento de adicional de insalubridade está sendo feito em conformidade com as legislações vigentes. A empresa informou ainda que adota as medidas necessárias à segurança de pacientes e profissionais, com fornecimento adequado e regular de todos os equipamentos de proteção individual (EPIs), de acordo com as categorias e atividades profissionais, em conformidade com os normativos e protocolos sobre dispensação de EPIs.
A direção garante que possui setor de triagem para todos os pacientes regulados para internação. Mas que os casos suspeitos ou já confirmados de Covid-19, ao serem encaminhados para o HU-UFPI, têm acesso por entrada própria e definida para tal fim. São, então, encaminhados diretamente para internação, em área exclusiva para assistência destes pacientes – Ala COVID.
Que, no caso de pacientes regulados para os leitos não COVID, ou seja, para tratamento de outras patologias e sem suspeita de Covid-19, é feita uma triagem rigorosa, com procedimentos e exames, incluindo o teste rápido para detecção de coronavírus. Após avaliação desses parâmetros, a qualquer indício de infecção por Covid-19, o paciente é encaminhado à Ala Covid para internação.
Que está realizando, de forma periódica, a testagem referente à Covid-19 para os colaboradores desde o dia 30 de abril. Além disso, todo paciente regulado para o Hospital, para qualquer posto de internação, também realiza o teste rápido na admissão, independente da presença de sintomas.
O HU-UFPI reafirma seu compromisso de continuar atuando em prol da saúde pública e contribuir com as ações relativas ao enfrentamento da pandemia por Covid-19 no Piauí.