Ao todo, 108 profissionais de enfermagem já foram infectados pelo novo coronavírus no Piauí, sendo que dois estão com sintomas graves e internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com o Senatepi, todos os dias, em média, cinco trabalhadores são contaminados pelo vírus no estado.
O Sindicato tem invocado o Art 22 do Código de Ética dos profissionais de Enfermagem para orientar que os procedimentos só sejam realizados com a utilização dos equipamentos adequados.”Estamos recomendando aos profissionais que na ausência do EPI não realize o atendimento e registre isso no relatório de enfermagem”, afirmou Erick Ricelly. “Tivemos um caso no UTI que um paciente sintomático foi a óbito porque não tinha EPI para o pessoal realizar o atendimento dele”, revelou.
O presidente disse que a categoria tenta audiência com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) desde o dia 24 de março, mas não foi atendida. Para comentar as denúncias do Senatepi, o Portal O Dia entrou em contato com a assessoria da FMS, e não obteve retorno até o fechamento desta matéria.